Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1987-2-21 - 1987-3-5 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nome do produtor
História biográfica
Nasceu em Pontevedra (Galiza), filho de José Luis Fontenla Méndez.
Advogado, escritor, artista e político galego. Ator fundamental no movimento lusófono. Assistiu como membro da Comissão Galega ao Acordo de 1986 no Rio de Janeiro. Foi o principal impulsionador da Comissão de Observadores Galegos participante no Acordo Ortográfico de 1990, em Lisboa, graças à qual a Galiza teve um reconhecimento pela primeira vez num tratado internacional como território lusófono.
Cofundador da Associação Cultural O Galo (Santiago de Compostela), do Partido Galego Social-Demócrata e do Conselho de Forças Políticas. Presidente da Associação Amigos da Cultura de Pontevedra, da Associação para a Defesa Ecologica da Galiza (ADEGA) e da Associação de Amizade Galiza-Portugal. Membro do Conselho de Redação do "Boletim do Ilustre Colegio de Abogados de Pontevedra", do Conselho Assessor da revista galaicoportuguesa "O Ensino", diretor da revista "Nós", "Cadernos do Povo" e ainda de "Temas do ensino de lingüística, sociolingüística e literatura". Participou na criação de diversos projetos culturais como o semanário A Nosa Terra.
Além disso, foi Presidente das Irmandades da Fala da Galiza e Portugal, da Fundação Europeia Viqueira, do Conselho Internacional da Lusofonia, Círculos Republicanos Lusófonos e da Associação Cultural Lusófona portuguesa. Diretivo da Associação de Amizade Galiza-Portugal. Membro da Associação de Escritores em Língua Galega, da Associação Sociopedagógica Galaicoportuguesa, da Associação Pedagógica Jornadas do Ensino, da Associaçom Galega da Língua.
Conferencista em inúmeros congressos e simpósios.
Faz parte da Comissão Lusogalaica Comemorativa do Centenário do Nascimento de Castelão e da Comissão Lusogalaica do Centenário de Pessoa e Otero Pedrayo.
Candidato ao senado de Espanha polo PSG (Partido Socialista Galego) en 1982.
Prémio Ensaio de Convívio, Guimarães, Portugal
Prémio Meendinho 2018
Medalha Comemorativa da Faculdade de Letras "275 Anos da Universidade de São Petersburgo"
Académico de Mérito da Academia Galega da Língua Portuguesa